Conheça as Disfunções Sexuais Femininas trabalhadas pelo Tantra e Transforme sua vida sexual


As Disfunções Sexuais Femininas, como Dispaurenia, Vaginismo, Anorgasmia, Desejo Sexual Hipoativo e Ansiedade de Desempenho podem ter causas fisiológicas e psicológicas. Estudos indicam que fatores como estresse, ansiedade e depressão afetam a função sexual ao alterar neurotransmissores como dopamina e serotonina.
O Tantra, aliado à neurociência, pode ajudar a melhorar a conexão mente-corpo, reduzindo bloqueios emocionais e melhorando a resposta sexual.
Desejo Sexual Hipoativo (Baixa Libido)


O Desejo Sexual Hipoativo, mais conhecido como baixa libido, é uma Disfunção Sexual que se caracteriza pela diminuição ou falta de interesse sexual. É uma condição que pode afetar homens e mulheres e seus principais sintomas são: Falta de interesse em ter relações sexuais; Dificuldade em iniciar a relação sexual; Dificuldade em responder aos estímulos do parceiro;
Redução da sensibilidade a sensações genitais; Falta de excitação subjetiva ou de resposta genital física à estimulação sexual.
O Tantra ajuda a tratar o Desejo Sexual Hipoativo por meio da inserção dos grupos musculares do corpo no mecanismo reflexo do orgasmo. Com as técnicas da massagem tântrica é possível conectar a voz e a respiração às sensações do corpo, dissolver bloqueios psicológicos e emocionais, melhorando a sensibilidade e a consciência sexual.
Além de possibilitar o aumento dos níveis de endorfina, serotonina e ocitocina.
Dispaurenia: Quando o sexo é doloroso


Sentir dor durante a relação sexual não é normal. Essa Disfunção é chamada de Dispareunia e pode estar associado a diversos fatores mas, principalmente por questões psicológicas.
A Dispareunia pode ser classificada em dois tipos principais: superficial e profunda. A superficial é aquela que acomete o início do canal vaginal (principalmente durante a penetração), enquanto a profunda está associada à dor na pelve (mais próxima do fim do canal vaginal, na região do colo do útero).
Como o Tantra pode ajudar ?
1) Toque Consciente: Reeducando o corpo a sentir prazer;
2) Respiração e Relaxamento: Reduzindo a tensão e ansiedade, que agravam a dor;
3) Desbloqueio emocional: Ajudando a liberar tensões, traumas e bloqueios energéticos;
4) Intimidade com o parceiro: Fortalecendo a conexão e melhorando a comunicação sexual;
5) Prazer além da penetração: Ampliando o repertório de prazer sem pressão.
Vaginismo


O vaginismo é uma disfunção sexual na mulher que ocasiona dor na penetração vaginal. Trata-se de uma contração involuntária dos músculos do assoalho pélvico quando se tenta a penetração vaginal, por exemplo, com o pênis, dedo, tampão ou espéculo. A contração ocorre nos músculos do períneo, chegando a envolver o ânus e em alguns casos também a parte interna dos músculos da coxa e barriga. Sua intensidade pode variar de ligeira, tolerando algum tipo de penetração, a grave, impossibilitando qualquer penetração.
o Tantra atua como uma técnica científica na cura do Vaginismo promovendo relaxamento dos músculos da Pelves por meio de exercícios específicos, promovendo o relaxamento, reconexão com o corpo e ressignificação do toque. Por meio da espiração consciente, do acolhimento emocional e da integração mente-corpo, ele ajuda a reduzir tensões involuntárias e restaura a vivência do prazer com segurança e presença.
Anorgasmia: Transtorno Orgásmico Feminino



Anorgasmia ou Transtorno Orgásmico Feminino é a dificuldade ou incapacidade de chegar ao orgasmo, mesmo que haja uma intensidade e estimulação sexual considerada normal e adequada, caracterizada por sintomas, como demora para ter o orgasmo ou insatisfação com o clímax.
A anorgasmia feminina pode ser causada por diminuição dos níveis de estrogênio, principalmente na menopausa, secura vaginal, dor pélvica crônica, vaginismo ou prolapso uterino, por exemplo.
Além disso, fatores psicológicos, como ansiedade, estresse, depressão ou baixa autoestima, também podem causar o Transtorno Orgásmico Feminino.
Do ponto de vista da Neurocientífico, o Tantra pode auxiliar no tratamento da Anorgasmia feminina ao favorecer a regulação do sistema límbico e do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HHA), reduzindo níveis de estresse e aumentando a libertação de dopamina e ocitocina – neurotransmissores ligados ao prazer e à conexão emocional. Por meio da respiração consciente, do toque seguro e da atenção plena, o Tantra promove maior integração entre córtex pré-frontal e áreas sensoriais, facilitando a percepção corporal, a resposta sexual e o desbloqueio de padrões d defesa condicionados, muitas vezes associados a traumas ou repressões.
Ansiedade de Desempenho

